O IPEMEGO (Instituto de Perícias Médicas de Goiás), foi idealizado pelo médico ortopedista Dr. Samuel Diniz Filho, membro fundador da Sociedade Goiana de Perícias Médicas de Goiás, com o objetivo de prestar serviços às Empresas nas áreas de perícias médicas trabalhistas e cíveis, fornecendo subsídios para instrução das peças processuais, formulação dos quesitos, acompanhamento da perícia judicial, vistoria aos postos de trabalho (se necessário), elaboração de parecer médico e realização de impugnações ao laudo do perito oficial, com elaboração de quesitos complementares, quando necessário.
Atuação Segura
O IPEMEGO conta com a parceria de renomados profissionais médicos de diversas especialidades, possibilitando assim, a atuação segura e embasada nas mais variadas patologias. Fazem parte do IPEMEGO consultores técnicos nas áreas de Psiquiatria, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologista, Medicina do Trabalho, Dermatologia e Radiologia. Saiba mais clicando aqui.
Profissionais Qualificados
É de fundamental importância que o perito assistente possua experiência de campo para uma efetiva e eficaz assessoria pericial. Para isso o IPEMEGO conta com peritos especializados e habilitados a realizarem esse tipo de trabalho. Peritos experientes conseguem através da entrevista pericial e do exame físico, reconhecer com certa facilidade quando o Periciando é simulador. O médico que não foi treinado para atuar em perícias judiciais, normalmente fornecem pareceres insuficientes e inconsistentes. O laudo judicial é diferente do laudo médico assistencial e precisa ser elaborado por um especialista no assunto. Vale ressaltar que todos consultores técnicos do IPEMEGO também atuam na área pericial, além de suas especialidades de origem.
Atuação do Assistente Técnico
Entendemos que a discussão com o perito judicial sobre a patologia do Periciando, após ato pericial, é de extrema importância. Utilizando-se de recursos técnicos e experiência pericial, é papel do assistente técnico tentar entrar em consenso com o perito quanto à possível existência ou não do nexo causal e/ou concausal, assim como, de algum tipo de incapacidade laborativa, pois, caso o perito conclua em seu laudo pela existência do nexo, baseando-se em considerações supostamente indevidas e incorretas, será difícil, mesmo com argumentações técnicas, convencê-lo do contrário, conforme a prática diária tem nos mostrado.
Nos casos em que o nexo causal é Demonstrado (acidente típico) e que o Periciando evoluiu com sequelas que geraram algum tipo de incapacidade laboral e/ou da sua vida diária, em caráter definitivo, cabe ao assistente técnico, através de documentação científica adquirida nos levantamentos bibliográficos, assim como, documentação fotográfica que será obtida durante o ato pericial e anexada ao parecer, analisar tecnicamente o percentual a ser indenizado.
Nosso trabalho consiste em:
- Leitura prévia dos autos;
- Elaboração dos quesitos dentro do prazo estabelecido;
- Comparecimento ao ato pericial;
- Discussão com o perito oficial após a realização da perícia;
- Elaboração do parecer médico;
- Leitura do laudo oficial;
- Elaboração da manifestação com quesitação suplementar e instrução técnica (médica) ao jurídico, caso necessário.
Existe ainda a possibilidade de realizarmos uma consultoria técnica, à critério do departamento jurídico, em processos previamente selecionados, onde analisaremos a possibilidade de propor um acordo, sem deixar que o processo vá para perícia médica, levando-se em consideração a gênese da patologia e/ou acidente, a forma com que ocorreu e evoluiu, assim como, o seu desdobramento.